Fragrâncias e corantes nos cosméticos

10/03/2021
Fragrâncias e corantes nos cosméticos

Fragrâncias e corantes são aditivos químicos utilizados em cosméticos convencionais para conferir aroma e cor. Mas sabia que essas substâncias podem interferir no sistema hormonal a médio e longo prazo? Saiba como contornar isso através dos cosméticos naturais!

IRRITAÇÃO E ALERGIAS
Produtos de beleza e higiene convencionais podem aumentar os episódios de alergias, principalmente aqueles produtos sem enxágüe (hidratantes, perfumes) ou permanentes (tinturas, pigmentos). Se engana quem pensa que alergias se tem ou não tem, pois elas podem ser adquiridas ao longo do tempo e frequência de exposição.

DESREGULAÇÃO ENDÓCRINA

Substâncias de cosméticos como conservantes, corantes e fragrâncias sintéticas vêm sendo investigadas como disruptores endócrinos devido sua resistência à degradação e, portanto, podem se bioacumular no meio ambiente e no organismo.

De acordo com o Environmental Working Group (EWG), cerca de 70% dos produtos com fragrâncias sintéticas podem interferir no sistema endócrino e estar associado à diabetes, obesidade, câncer de fígado e de mama e desequilíbrios hormonais que afetam a fertilidade.

Mesmo esses ingredientes sendo liberados/usados ​​em cosméticos convencionais não possuem estudos toxicológicos (ou são incompletos) especialmente em se tratando de efeitos a longo prazo. Tais efeitos são ainda mais preocupantes em mulheres, gestantes, bebês/crianças pois interferem na produção, liberação, transporte, metabolismo e ligação de hormônios a seus alvos no corpo.

EFEITOS NO CORPO

Além dos efeitos a longo prazo, corantes e fragrâncias podem ocasionar efeitos a curto prazo como dores de cabeça, náusea, tonturas. Por isso, é importante ficar atento e desconfiar de algum destes efeitos, interrompendo o uso do produto e procurar um médico.

ALTERNATIVA: COSMÉTICOS NATURAIS

Diferente dos cosméticos convencionais, os cosméticos naturais são livres de substâncias como conservantes, corantes e fragrâncias artificiais. Ao invés disso, levam óleos essenciais para conferir aroma natural, pigmentos minerais para conferir cor e vitaminas/conservantes naturais para aumentar a durabilidade.

COSMÉTICOS NATURAIS PARA UMA BELEZA MAIS SAUDÁVEL

Conheça a linha completa em cosméticos naturais e veganos em nossa virtual em www.pharmanatural.com.br ou loja física centro de Lajeado-RS.

Referências:
RIPAMONTI E. et al. Endocrine Disruption by Mixtures in Topical Consumer Products. Cosmetics. v. 5, n.4, p. 61, 2018.
GOOSSENS A. Cosmetic Contact Allergens. Cosmetics.  v.3, n.5. 2016.

*A MATERIA ACIMA DE AUTORIA DE STEFANI STOLL (CEO PHARMA NATURAL) E FOI PUBLICADA NO JORNAL "AGORA NO VALE" EM 10/03/21